sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Como gerar compra por impulso na internet?

No mundo real, temos o Merchandising, ciência quase exata que estuda como a localização de um produto, ou de um material promocional, ou ainda uma promoção, ou uma ação de degustação, ou mais um monte de coisas influem em uma maior ou menor venda de um determinado item. Hoje o merchandising está muito evoluído, tendo ao seu lado diversas ferramentas, sensoriais inclusive.

Mas e no mundo virtual? Como promover um produto de forma incisiva, uma forma que leva o consumidor a adquirir aquele produto ou serviço naquele instante? Não falo aqui do SEO ou do SEM, que levam direcionam o internauta a um determinado site. Falo da conversão de venda.

Exemplificando. Se você vende canecas personalizadas em seu site. Como fazer para “fisgar” um internauta que passou por ali por acaso, sem intenção de comprar uma caneca. Como fazer este cara comprar uma caneca? Como fazê-lo comprar sua caneca por impulso?

Para quem pouco entende de merchandising, vamos colocá-lo no seu dia-a-dia. Não, merchandising não é o que é feito na TV durante a novela. Aquilo é uma simples propaganda. O merchandising está no PDV (Ponto de Venda). Está nos chicletes posicionados tão ao alcance das mãos nos caixas. Está no enfeite da gôndola que tanto chama atenção. Está na promotora que lhe oferece uma degustação de um refresco tão bom que te dá vontade de levar um para casa. Este é o merchandising que falamos. E agora de posse desta definição, vamos levá-la de volta ao mundo virtual:

O internauta, depois de um bom trabalho de SEO ou SEM chegou até o seu site de vendas de canecas personalizadas. Ele estava procurando por Lembrança música de Milionário e José Rico e chegou até o seu site, afinal de contas uma caneca personalizada é uma boa lembrança para se dar a um amigo. Como fazer para este internauta converter esta entrada em seu site em compra de caneca? Como promover esta compra por impulso?

Porque chamo atenção para este assunto? Simples. Vejo hoje pela internet várias empresas comercializando Marketing Digital, Marketing de Busca, SEO, SEM e outras expressões. Em sua maioria são jovens adeptos da informática desde crianças e que viram neste nicho algo prazeroso e rentável ao mesmo tempo. Mas falta algo por trás disto tudo. Falta a visão estratégica, falta a aplicação dos 4P’s, falta um objetivo. Afinal de contas, não basta ser encontrado. Tem que aumentar o volume de vendas.

Ok, alguns podem argumentar que um aumento de vendas naturalmente virá com o aumento da visitação ao site. Ok, em partes isto realmente é verdade. Mas também estaremos atraindo ao site internautas que, como na minha situação fantasiada acima, não estão procurando pelo meu produto.

Por isto insisto que falta a estratégia, a definição dos objetivos, o retorno financeiro do trabalho. Acredito que uma consultoria de marketing digital deveria ser algo amplo no sentido de analisar a estrutura do site, promover estratégias que capturem o internauta que chegar até o sitio e transformá-lo em cliente. Como fazer isto? Esta é a discussão que quero promover, e que sei por experiência própria, que não existe resposta pronta. Cada empresa é única, cada produto é único, cada consumidor, etc, etc e etc. Não existe certo ou errado aqui. Existe tentativa e erro, e acima de tudo, deve existir este pensamento de que o objetivo principal de um consultor de marketing digital é vender mais para o cliente. Aumentar o tráfego deve ser objetivo especifico.

Pensem nisto e boas vendas!

2 comentários:

  1. Bacana o post.
    Mas atenção à um tema: A encontrabilidade na Web é essencial para qualquer trabalho de marketing, hoje não se procura mais seu público-alvo, seu público que vai até vc, por isso o trabalho de SEO é tão importante, e como vc bem disse no texto, existem algumas empresas que diz que trabalham o marketing digital e ficam apenas atrelado à alguma etapa do trabalho como SEO ou SEM. O marketing digital não é apenas achar uma forma de ser encontrado pelo cliente, é como vc falou, é ser encontrado e manter o consumidor ligado em seu site e isso envolve, SEM, SEO, e-mail mkt, mkt viral, relacionamento como cliente, SMO, atenção ao usuário, usabilidade entre outros fatores importantíssimos para se trabalhar um site perfeitamente. Agora vem o mais importante:
    Tudo isso que falei está atrelado a um BOM PLANEJAMENTO, seja ele de SEM, SEO ou Marketing digital, e também ao monitoramento de tudo que foi planejado para saber se está dando certo ou não. Requer muito tempo e paciência tanto da empresa que vai investir em MKT DIGITAL, quanto para a empresa de consultoria que tem que saber passar para o cliente que esse processe é de médio/longo prazo.
    Vamos prestar atenção nisso..

    Abs

    Twitter - @digowars

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  2. Oi Rodrigo, obrigado pelo comentário.
    Sim, a encontrabilidade é essencial para o negócio. Queria mesmo levantar esta discussão. E é muito bacana ver que profissionais de marketing digital como você se atentando a estratégia, que deve sempre nortear a utilização das ferramentas de marketing.
    Obrigado pelas dicas.

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Marcus Nunes