terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Você conhece o Mickey?

Você conhece o Mickey?



O Mickey, sim o Mickey Mouse, personagem de Walt Disney, o par de orelhas mais fomosas do mundo.


Dificilmente alguém não conhece este que pode ser considerado o personagem mais famoso do mundo dos desenhos animados.


Mickey foi o ponto de partida para um império gigantesco que hoje inclui redes de televisão, parques, estúdios, e mais uma centena de outros negócios.


E uma corporação tão grande tem lá os seus segredos. Um deles é fazer marketing do jeito Disney.


Voltemos um pouco na teoria. Uma dos P’s do marketing é o referente a produto, e neste P tratamos de assuntos referentes ao produto, inclusive a criação de produtos baseados nas necessidades dos clientes.


Voltando a Disney. Os parques da Disney foram criados para que as crianças inexperientes pudessem brincar lado a lado com as crianças “experientes”, os adultos.


E neste quesito eles foram muito felizes, pois construíram um parque onde a realidade não entra. Criaram verdadeiramente um mundo novo, completamente diferente do mundo real, pois o mundo Disney pertence a categorias relacionadas com fantasia ou sonho.


Quando alguém compra um pacote para Disney não está comprando ingressos para um parque. Esta comprando ingressos para a fantasia. Trabalha-se na Disney com o intangível dos sonhos, da fuga da realidade.


Outro ponto a se destacar na estratégia de marketing do grupo é a sinergia entre o grupo.


Um dos maiores sucessos da Disney se chama Piratas do Caribe. Esta franquia começou com um brinquedo dentro do parque. Um dos mais famosos e visitados. A partir dele criou-se um enredo de um filme, que virou sucesso absoluto de bilheteria em todo o mundo, que girou um grande número de licenciamento de produtos em cada canto do mundo. Uma verdadeira fábrica de sucesso é dinheiro.


Analisar o marketing utilizado pela Disney requer muito mais do que um post neste blog. Requer um livro inteiro. Alias, livros diversos já foram escritos sobre isto.


Aqui a partir de hoje postaremos pequenas notas sobre algumas ações empreendidas pela Walt Disney Company.


Boa semana!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Obrigado pela sua visita.
Quer deixar um comentário, uma crítica ou sugestão? Fique a vontade. Vamos compartilhar idéias.

Marcus Nunes