segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Marketing esportivo promovendo o exodo europeu.

Demorou muitos anos para que o movimento de grandes craques invertesse seu fluxo.
Quem diria anos atrás que grandes jogadores do nível de Ronaldo, Robinho, Adriano Imperador e outros saíriam de grandes clubes europeus e viriam reforçar os nossos clubes locais?
Grandes jogadores latinos também tem feito este caminho de volta, voltando a jogar nos clubes de seus países de origem ou nos vizinhos.
O que aconteceu? Jogadores que tanto valorizavam o dinheiro agora estão jogando por amor ao clube?
Talvez isto pese um pouco, mas o que mais pesa é que os clubes brasileiros estão aprendendo a usar o marketing para gerar receitas e com isto manter estes jogadores em seus elencos.
Ronaldo no Corinthians bateu recordes de vendas de camisas em apenas 1 dia de venda. Fora isto é garoto propaganda de várias marcas que apoiam o clube do Parque São Jorge. Estes jogadores são "imagens" que qualquer empresa gostaria de estar associada. Fora isto são "outdoors" que gingam seus corpos atrás da bola em cadeia nacional.
O último jogador a voltar para as terras tupiniquins foi Robinho. Voltou para o Santos para jogar até agosto e foi recebido como um rei pelo rei do futebol. Pelé foi recepciona-lo em sua apresentação de pompa, com direito até a chegada de helicoptero.
E com isto ganham todos. A torcida que tem um prazer maior de ir ao campo ver seus ídolos em ação, os clubes que aumentam sua receita, os jogadores que estão "em casa" e o brasileiro em geral que gosta de futebol e tem visto jogos mais disputados pelos times mais competitivos.
Ainda veremos o campeonato brasileiro sendo assistido pelos europeus...
E aí sim a inversão estará completa.
Viva o marketing ajudando a elevar a paixão maior do Brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Obrigado pela sua visita.
Quer deixar um comentário, uma crítica ou sugestão? Fique a vontade. Vamos compartilhar idéias.

Marcus Nunes