segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Marketing turístico - São Paulo é tudo de bom

Como trabalho com turismo há aproximadamente 10 anos, e tenho como paixão o marketing, resolvi escrever um pouco sobre um assunto que tem poucas referencias e estudos, o marketing turístico.

Gosto sempre de lembrar que as bases do marketing servem para qualquer tipo de negócio, apenas sendo adaptado em algumas particularidades de cada segmento. Por isto, queria postar aqui exemplos de como o marketing pode ser bem ou mal utilizado, mostrando os caminhos para que um hotel, um destino, uma Cia aérea ou outro partner desta cadeia, pode utilizar as ferramentas do marketing com sucesso.

Antes de qualquer coisa sempre insisto que é preciso planejamento.

Acompanho há muitos anos os esforços de capitais brasileiras não praianas tais como São Paulo, Curitiba e Belo Horizonte, para se destacarem como cidades com apelos turísticos, e assim atrair não apenas executivos em viagens de negócios, mas viajantes que procuram por um pouco de lazer.

O que estas cidades têm em comum além do fato de não terem praia? No quesito marketing turístico elas têm a necessidade de “criar produtos” que sejam atrativos aos turistas.

O exemplo de hoje vem de São Paulo. “Capital” brasileira, cidade que nunca dorme, etc.

São Paulo concentra boa parte das sedes das principais empresas brasileiras, e por isto é uma cidade muito grande com uma infra-estrutura para atender o visitante de porte, composta por hotéis, receptivos e bons restaurantes.

Durante a semana os hotéis sempre estão movimentados, porém no final de semana estes mesmos hotéis ficam muito vazios.

Para lutar contra isto e trazer turistas de lazer para a cidade o São Paulo Convention & Visitors Bureau faz um bom trabalho promovendo São Paulo como uma cidade de muitos atrativos.

Atualmente com o mote “São Paulo é tudo de bom”, a entidade criou junto aos parceiros roteiros dos mais diversos, tais como de compras, cultural, esportivo, histórico e outros. Promovendo eventos e promoções, participando de feiras internacionais e vendendo muito sua imagem o trabalho começa a dar retorno.

Noticia de da Folha de São Paulo do dia 22 de janeiro de 2010, mostra que a capital teve um crescimento de 37,8% no número de turistas na cidade entre os anos de 2004 e 2009. Veja reportagem aqui,

Além disto a cidade é destaque em vários guias de viagem internacionais, que renderam até mesmo guias específicos para a cidade.

Planejamento e muito trabalho serio leva a isto.

Parabéns São Paulo pelo seu aniversário que se aproxima e pela conquista destes índices.

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Marcus Nunes