sexta-feira, 31 de julho de 2009

Sacola reciclada patrão?


Hoje fui cedo até uma loja de reparo de peças plásticas para carro consertar o porta luvas de meu carro. Enquanto esperava pelo conserto me deparei com uma cena inusitada. Entrou na loja, um vendedor de sacolas recicladas. Algumas sacolas penduradas no braço, caneta já em mãos, entrou e saiu da loja muito rápido. Literalmente. O papo com o dono da loja foi o seguinte:

- Sacola reciclada patrão? Vários tamanhos.

- Não obrigado.

- Ok, obrigado.

Bem, possivelmente, a loja, por vender peças automotivas precisa de sacolas para embalar os produtos que seus clientes compram. Ok, eles podem ter muitas sacolas em estoque, ou coisa que o valha. Porém o nosso amigo vendedor, ou tirador de pedidos nunca ficará sabendo disto, porque passou a largo de uma venda.

Acredito que o contato poderia ter sido mais proveitoso se fosse feito desta maneira:

- Bom dia senhor! Meu nome é João, qual o do senhor?

- Carlos.

- Pois bem senhor Carlos, o senhor utiliza sacolas plásticas para embalar suas peças vendidas?

- Utilizo sim. Comprei uma grande quantidade recentemente.

- Entendo. Quando será a próxima compra de sacolas?

- Compro sempre a cada dois meses.

- E qual o tipo de sacolas que o senhor utiliza?

- Utilizo sacolas brancas normais.

- Vou apresentar-lhe brevemente minhas sacolas. São feitas de plástico reciclável e são bem resistentes. O seu custo é bem parecido com o das sacolas de plástico branco, mas o senhor leva vantagem em adquiri-las pois são mais resistentes e ajudam o meio ambiente. O senhor sabia que uma sacola de plásticos jogada no lixo demora até 400 anos para se decompor?

- Bem, como lhe disse, comprei sacolas a pouco tempo.

- Tudo bem. Vou agendar para lhe visitar dentro de 40 dias, para que possamos encomendar suas sacolas e recebe-las a tempo antes que suas sacolas atuais acabem. Também deixarei meu cartão de visitas para o caso do senhor precisar destas sacolas antes deste prazo.

Este processo não é garantia de vendas, porém nosso amigo vendedor de sacolas teria mais chances de vende-las se fizesse algo parecido e no prazo combinado entrasse em contato novamente com o cliente. Imaginei o papo, sem conhecer das necessidades de um setor (peças automotivas) e os benefícios do outro (sacolas), porém o levantar as necessidades do cliente e apresentar-lhe uma solução deveria ser parte de todo processo de vendas. Se não temos que contar com a sorte do nosso cliente estar precisando daquele produto naquele momento. Como não podemos depender só da sorte...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Obrigado pela sua visita.
Quer deixar um comentário, uma crítica ou sugestão? Fique a vontade. Vamos compartilhar idéias.

Marcus Nunes