terça-feira, 17 de agosto de 2010

Programas de fidelidade

Depois de mais um longo e tenebroso inverno estamos de volta.


Me aconteceu algo no mínimo curioso esta semana.

Como bom profissional de marketing gosto de viver as experiências que as empresas e suas marcas me proporcionam. Por isto, sempre respondo pesquisas, participo de campanhas e programas de incentivo, concursos, promoções e outros.

É sempre muito valido este exercício, pois te permite participar do processo com olhos de consumidor e com olhos de profissional.

Pois bem, um destes programas que participo é o da rede de farmácias Droga Raia.

Eles tem uma ferramenta bem interessante dentro de seu sistema. Toda vez que você vai comprar algo, antes de processar sua compra o atendente lhe pergunta se você é participante do programa. Em caso positivo lhe é solicitado o número de identificação no programa (número próprio, CPF ou Identidade). Após entrar com estes dados o sistema retorna com "ofertas especiais" para aquele cliente.

Como profissional de marketing, acho uma grande sacada, mas...

O sistema tem um grande furo. Pergunta:

Se eu tenho todos os seus dados (sexo, data de nascimento, etc, etc, etc) além de seus hábitos de compra (itens comprados, peridiocidade da compra, ticket médio, etc) eu tenho a capacidade de lhe oferecer ofertas especiais que farão você comprar certo? Afinal, este método visa estimular o consumo por impulso. Eu estou no PDV, recebo uma oferta bacana que me faz comprar, correto?

Na teoria tudo é muito bacana, porém no referido sistema da referida drogaria o sistema me retornou ofertas imperdíveis para um homem:

- Esmalte com 15% de desconto

- Absorvente com 10% de desconto

Tudo bem, alguém vai dizer que poderia ter comprado para alguma mulher da minha vida ou sei lá...

Mas, normalmente compramos por impulso algo de necessidade ou utilidade pessoal. Ninguém compra um pente por impulso se for careca...

A lição que devemos tirar aqui é que um sistema de sugestões, que tem por objetivo estimular compras por impulso deve ser muito bem amarrado, oferecendo o produto certo para o cliente certo na hora certa...

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Marcus Nunes